12 de jul de 2010

Deus, o que Te faz sorrir?

“O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça.” (Nm.6:25)
“Faze o Teu rosto resplandecer sobre teu servo, e ensina-me os Teus decretos.” (Sl.119:135)


Deus, como posso arrancar um sorriso de sua face?? O que Te faz sorrir??
Sabe às vezes colocamos Deus tão distante de nós, pensamos que Ele está sempre em seu alto e sublime trono com um martelo em Suas mãos pronto a nos julgar, condenar e castigar. Por muitos anos eu mesma o vi assim, não conseguia enxergá-lo próximo... não conseguia entender como Deus, o Todo Poderoso, poderia desejar se relacionar comigo de maneira tão íntima. Nunca imaginei viver o que hoje tenho vivido com Ele e sei que ainda tem muito mais... uma das coisas que tenho aprendido é que Ele é uma pessoa que adora fazer surpresas...hehe... e como adora, né não Paizão??!!

Ele está me quebrando, quebrando minhas resistências,quebrando meus pré-conceitos... e me fazendo descobrir que Ele é mais humano do que eu possa imaginar.

Não, Ele não um Deus ranzinha e de cara fechada, que vive irado, que muitos dizem por ai... É um Deus de ordem e decência, claro, e que nos corrige, exorta, mas também consola. E hoje o que tenho descoberto é que nós podemos fazê-LO sorrir. Podemos contemplar o Seu sorriso, que lindo isso né?!

Não existe uma técnica ou regra para isso, mas podemos nos espelhar na vida de um irmão nosso, além de Jesus é claro, Noé.
Noé agradou a Deus, e este é o primeiro propósito de nossas vidas – agradá-LO.
(Ef. 5:10)
Na época de Noé todos estavam moralmente arruinados, as pessoas viviam para seu próprio prazer, e não para o de Deus. Mas houve um homem que não se corrompeu com o sistema do mundo, e ele com certeza fez Deus sorrir.(Gn.6:8)
Analisando sua vida, pude notar algumas atitudes que com certeza alegraram a DEUS e O fizeram sorrir.
A verdade é que Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo. Eles tinham um relacionamento. Noé não priorizava nada mais nada menos do que o Senhor e isso O agradou. O mesmo Deus deseja de nossa parte, que O conheçamos e usemos nosso tempo para ficar ao Seu lado.
Amar a Deus acima de tudo e de todos deve ser nosso maior objetivo, este é o maior mandamento.
( Mt.22:37,38)
Outra coisa é que Noé confiou plenamente em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido. (HB. 9:7)
Não fazia nenhum sentido primeiro porque naquela época jamais havia chovido. Segundo porque como ele faria para reunir todos os animais e como cuidaria deles? Mas Noé não murmurou, não deu desculpas, mas confiou em Deus.
Confiar significa crer. Quando confio, estou dizendo a Deus que acredito que Ele sabe o que é melhor para minha vida. (OBS.: ainda não alcancei tal confiança, estou exercitando minha fé e um dia, quem sabe serei aprovada)
Noé demorou 120 anos para construir a arca, e com certeza ele enfrentou dias desanimadores. Imagino Noé olhando para os lados, para o céu e nenhum sinal de tempestade. Quantas criticas ele não deve ter enfrentado né?! Mesmo assim ele não parou, continuou andando atrás de madeiras, pregos... sei lá o q ele usou para construir a arca, mas o importante é que ele prosseguiu confiando em Deus. Confiar é também um ato de adoração. Confiar deixa Deus feliz.
Obediência é outro ponto notório na vida de Noé. Ele obedeceu completamente, não tentou negociar com Deus para ver se Ele mudava de ideia, não deixou de seguir nenhuma instrução.

Por muitas vezes eu deixei de obedecer a Deus plenamente. Lembro-me de inúmeras situações em que disse: “Vou orar mais a respeito”- sabe, tenho percebido que todas as vezes que tenho essa atitude, na verdade, estou tentando negociar para ver Ele não muda de idéia, e isso ao invés de fazê-Lo sorrir deve fazê-Lo chorar.
Uma vez ouvi que obediência atrasada é na verdade desobediência – frase corretíssima esta. Frequentemente tentamos obedecer ao Senhor parcialmente, muitas vezes escolhemos quais ordens vamos obedecer, tipo:
“Vou á igreja, mas não vou dar o dizimo.”
“Vou ler a bíblia, mas não perdoarei meus ofensores.”
Correto é também dizer que obedecer parcialmente nada mais é do que desobediência.
A decisão pela obediência é uma decisão pela adoração a Deus. E isso o faz sorrir.

Ahh... eu poderia continuar elencando um monte de outros aspectos que nos serviriam de exemplos para arrancar um sorrisão do nosso Pai, mas o convívio diário com Ele nos levará a mais descobertas...além do mais a prática é muito melhor do que teoria, né mesmo?...
Quero finalizar apenas compartilhando mais algumas breves palavras de como Ele tem se revelado a mim.
Deus tem me convencido de que ele não é indiferente ás áreas de minha vida. Ele se atenta a nós. (Sl.37:23)
Quando olho para meus pais consigo ver claramente que eles não exigem que eu seja perfeita ou madura para me amar. Vejo que eles me apreciam em todos meus estágios de desenvolvimento. Assim também é Deus, Ele nos ama independentemente de nossos defeitos, pecados. Ele sabe que somos imperfeitos.
E o que O faz sorrir não é o número de vezes que acertamos. O que o faz sorrir é a atitude do nosso coração.

“Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos, e por meio de Cristo, Ele nos faz seus amigos.” (II Co.5:10)

O que Ele procura são pessoas dispostas a viver para o SEU prazer.

“Lá do céu o Senhor olha para os filhos dos homens, para ver se tem alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.”

4 comentários:

  1. Glóriaaa a Deus lorraine pela sua vida...achei muito massa essa interpretação a respeito de Noé,a respetio de nós fazermos a Deus sorrir...muito sábiaa vc foi...hehehehe...fui abençoedoo...Jesus abençoeee..bjooo Thiago vinna - Ituiutaba-MG

    ResponderExcluir
  2. Que tremendo Lo!! Deus é BOM DEMAIS, que isso! hahahaha.. muito massa isso de Noé, não tinha parado pra pensar nisso! Glória a Deus por isso.. Vamos buscar cada vez mais agradar o Paizão! Ele merece! rs..
    Beijos, nati! :)

    ResponderExcluir
  3. Lô, amei o post! Mto edificante e com uma interpretação interessantíssima da vida de Noé. Obrigada!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa a palavra! Que Deus continue te dando sabedoria e nos ensinado a faze-lo sorrir em qualquer circusntância das nossas vidas! Amo vc to com muita saudade bjus no coração maninha!

    ResponderExcluir